top of page
Foto do escritorNutricionista Ana Lidia Araujo

Saiba mais sobre restrição alimentar e o que ela pode causar no seu metabolismo

Atualizado: 23 de out. de 2022

Você̂ sabia que restrição alimentar de forma crônica afeta o funcionamento da tireoide? Não só a tireoide, mas o corpo inteiro!


Nos sabemos que uma alimentação equilibrada contribui para a manutenção de um peso ideal e proporciona a saúde da tireoide em dia. Alguns nutrientes são essencias na produção dos hormônios tireoidianos e na atuação deles no organismo, mantendo o metabolismo equilibrado. Mas com restrição alimentar você não disponibiliza todos os nutrientes necessarios para que a sua glândula da tireiode possa trabalhar com eficiencia.


Mas por que a tireoide é tão importante?


Pra começar ela é a rainha do nosso metabolismo e é responsavel por regular funções importantes de orgõas como o coração, o cerebro, os rins, o fígado e ainda por produzir os hormonios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina). Estes homonios interferem na frequência cardíaca, no nível de colesterol, no peso da pessoa, na produção de energia muscular, na nutrição da pele, no ciclo menstrual e na memória. Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Ou seja, T3 e T4 ditam ao corpo quão rapido trabalhar e utilizar a energia produzida pelo nosso organismo.


Os hormônios da tireoide também atuam sobre os nossos hormônios sexuais (testosterona e estradiol) para que eles sejam captados na periferia pelos tecidos, então, T4 e T3 são responsáveis pelos hormônios sexuais funcionarem bem, se a tiroide é afetada, os hormônios sexuais também começa a fazer menos efeito.


O estradiol é muito importante no organismo, tanto para os homens quanto para as mulheres, quando o estradiol cai, a capacidade de queimar gordura diminui, pois é ele um dos grandes responsáveis pela indução da queima de caloria que o nosso sistema nervoso central cuida através de uma estrutura que chama núcleo arqueado.


É o núcleo arqueado que controla nosso paladar e apetite. Se a tireoide não consegue transformar T4 em T3, o organismo fica mais susceptível a uma piora no funcionamento dos hormônios sexuais e tem uma piora na produção de estradiol.


O que o núcleo arqueado faz?


Ele aumenta a fome, principalmente por carboidrato e gordura. Portanto, meus lindos muito cuidado com essas dietas restritivas demais, elas fazem um belo estrago no seu organismo!


Se curtiu a matéria não deixe de compartilhar com seus amigos!


Beijos da nutri,


Ana Lídia de Araújo

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

GLUTATIONA

Comments


bottom of page